Uma pesquisa conduzida pela Cable.co.uk analisou cerca de 1,3 bilhões de testes de velocidade de internet no mundo todo, em 220 países e territórios. Os dados foram coletados entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023 e compilados pelo M-Lab, sustentado por várias empresas, como o Google.
30 dos 50 países com melhor desempenho de velocidade de internet encontram-se na Europa, além de seis na Ásia, seis na região do Caribe, três na América do Sul, três na América do Norte, um no Oriente Próximo e um na Oceania.
Em contrapartida, 32 dos 50 países com velocidades de internet mais lentas se encontram na África Subsaariana ou norte da África, cinco na Ásia, quatro no Oriente Próximo, três na Comunidade dos Estados Independentes (CEI, ex-União Soviética), cinco na Oceania e um na região caribenha.
48 países não conseguiram alcançar velocidades médias de 10 Mbps ou mais, velocidade costumeiramente exigida, por exemplo, por serviços de streaming para uma transmissão suave e sem trancos, ou para um pequeno escritório funcionar satisfatoriamente.